top of page

Mercado: Que venha fevereiro!

  • Foto do escritor: Olívia Bulla
    Olívia Bulla
  • há 3 dias
  • 2 min de leitura
mapa-múndi estilizado com gráficos financeiros
Mercado relega a tensão geopolítica global e precifica risco nos ativos

O mês (e o ano) que começou pra valer para o mercado financeiro com a invasão dos Estados Unidos na Venezuela e o sequestro do presidente Nicolás Maduro chega ao fim nesta sexta-feira (30) com o Ibovespa em pontuação histórica, ao redor dos 185 mil, e o dólar abaixo de R$ 5,20 pela primeira vez desde maio de 2024. Mas tanto o Federal Reserve quanto o Comitê de Política Monetária (Copom) mantiveram em janeiro suas respectivas taxas de juros abaixo de 4% e em 15%, repetindo os níveis de dezembro


O que esses números dizem é que os investidores (estrangeiros, principalmente) não veem as movimentações de Donald Trump em termos geopolíticos, mas tentam mensurar os riscos que essas investidas geram. Daí por que o ouro atingiu a marca recorde de US$ 5 mil a onça (levando a prata a reboque), em meio à segurança do ativo físico (leia-se palpável), e o trade Sell America impulsionou os mercados emergentes - em especial, os mais líquidos, como o brasileiro.


Se a operação militar na América do Sul não fez cócegas no mercado doméstico (e global), que venha então a próxima vítima. Groenlândia, no Ártico; Canadá e Panamá, nas Américas; Irã, no Oriente Médio; e Taiwan, na China… A lista de possíveis alvos da Casa Branca é extensa, à medida que as pessoas sentem o clima tenso como se estivessem às vésperas de uma Terceira Guerra Mundial - e, se o mundo está no radar, o Brasil também entra nesse cenário. 


Com a chegada do segundo mês de 2026 a partir da próxima semana, o que importa não é o que os números dos ativos financeiros significam, mas o que os investidores fazem com eles. Números não falam sozinhos, mapas também narram. Nada é técnico: tudo é campo de disputa (na Economia Política Mundial). Entre fatos e dados, a análise concreta da realidade é que “tudo que é sólido, desmancha no ar”.


Comentários


Posts Destacados

Inscreva-se 

Receba as principais notícias por e-mail.

 

  • Facebook Long Shadow
  • LinkedIn Long Shadow

Por favor, insira um email válido

Parabéns! Sua assinatura foi concluida

© 2015  Olívia Bulla By ImageLab. 

bottom of page