top of page

MP aprovada, em dia de ata


O governo vive cada dia com sua agonia. Em uma votação tumultuada na Câmara dos Deputados, o Palácio do Planalto conseguiu ontem à noite uma vitória apertada e importante. O texto principal da Medida Provisória (MP) 665, que restringe o acesso ao seguro-desemprego e ao abono salarial, foi aprovado com 252 votos a favor, 227 contra e uma abstenção.

A medida, que faz parte do ajuste fiscal da equipe econômica, foi aprovada com ampla adesão da bancada petista, após o PMDB ter ameaçado retirar o apoio à proposta. A maioria dos peemedebistas também se posicionou a favor da MP. Ainda assim, a sessão foi marcada por vários momentos de tensão, com chuva de notas falsas de dólares e panelaços, além de ataques pessoais entre deputados.

A votação vai continuar hoje, quando destaques ao texto ainda terão de ser apreciados. Somente depois disso, o Senado ira apreciar a MP e tem até o dia 1º de junho para votá-la - prazo em que a medida perde a validade. Ainda hoje, no Câmara, acontece uma nova audiência pública da CPI da Petrobras, com a presença de executivos de outras empresas investigadas por esquemas de irregularidade com a estatal petrolífera.

Já no Planalto, a presidente Dilma Rousseff recebe representantes das Nações Unidas no Brasil (9h30) e o presidente mundial da Telefónica, César Alierta (11h), além dos ministros da Educação, Renato Janine Ribeiro (16h), e das Cidades, Gilberto Kassab (17h). Por sua vez, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, participa de seminário sobre política fiscal, a partir das 9 horas e, no início da tarde, às 13h30, fará parte de um talk show sobre o mesmo assunto.

Portanto, as atenções dos investidores nesta quinta-feira tendem a ficar divididas entre as notícias vindas de Brasília e a agenda de indicadores domésticos que traz, entre outras coisas, a ata da reunião da semana passada do Comitê de Política Monetária (Copom). O documento será lido com lupa, em busca de pistas sobre os próximos passos do Comitê, que deixou em aberto os rumos da taxa básica de juros, depois de ter elevado a Selic para 13,25% em abril.

A ata será publicada às 8h30. Antes, às 8 horas, sai o IGP-DI de abril, que deve desacelerar para 0,90% (na mediana), por causa dos preços agrícolas, depois de subir 1,21% em março. No mesmo horário, sai o indicador antecedente de emprego no mês passado e, às 9 horas, é a vez da PNAD contínua do IBGE em março. A Anfavea também divulga os números sobre o setor automobilístico no mês passado no fim da manhã.

É válido lembrar que a depender do conteúdo da ata do Copom hoje, ajustes nas apostas sobre o atual ciclo de aperto monetário podem ter efeito sobre a cotação do dólar, que ontem fechou em queda pelo segundo dia consecutivo, em linha com a perda de tração da moeda norte-americana no exterior. Já a Bovespa realizou lucros, após atingir a máxima do ano durante a sessão, aos 58.574 pontos, com os investidores estrangeiros atuando fortemente na ponta vendedora.

Yellen x rali. A puxada recente das bolsas de valores foi tema do encontro, ontem, entre a presidente do Federal Reserve, Janet Yellen, e a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde. O alerta da comandante do Banco Central dos Estados Unidos, quanto a possíveis armadilhas aos investidores por causa dos valores “bastante elevado” das ações, penalizou não só a performance de Wall Street, ontem, mas também foi ecoado nos negócios na Ásia hoje.

A Bolsa de Xangai caiu pelo terceiro dia consecutivo, em -2,8%, estendendo para 8,2% as perdas acumuladas apenas neste início de maio e no pior desempenho para o período de três dias desde junho de 2013. As ações de indústrias e empresas ligadas à infraestrutura lideraram as perdas, com o movimento sendo potencializado pela perspectiva de redução nas margens de negociação.

Além disso, o Morgan Stanley rebaixou a recomendação para as bolsas chinesas pela primeira vez em mais de sete anos. O índice Hang Seng, da Bolsa de Hong Kong, caiu 1,3%. Ainda na região Ásia-Pacífico, a Bolsa de Tóquio recuou 1,23%, enquanto na Austrália, a Bolsa de Sydney perdeu 0,6%, abalada ainda pela queda no número de pessoas empregadas no país em abril.

Aliás, nesta véspera de divulgação do relatório oficial do mercado de trabalho norte-americano, o chamado payroll, os mercados financeiros redobram a cautela. Isto porque, o dado pode encorajar (ou não) o Federal Reserve a adiar a primeira alta dos juros nos EUA desde 2006 para além do próximo encontro, em junho.

Depois do susto com o salto do déficit comercial norte-americano, na terça-feira, ontem foi a vez da pesquisa ADP decepcionar, mostrando uma criação de postos de trabalho no setor privado dos EUA abaixo de 200 mil vagas pelo segundo mês consecutivo, aumentando o temor de que a geração de emprego no país está desacelerando.

Na agenda norte-americana do dia, às 9h30, saem os pedidos semanais de auxílio-desemprego feitos no país e, às 16 horas, é a vez do crédito ao consumidor norte-americano em março. Os índices futuros das bolsas de Nova York exibem perdas nesta manhã.

Grécia e Reino Unido. As principais bolsas europeias também recuavam, mais cedo, ao redor de 1%, acompanhando o sinal negativo vindo da Ásia e dos EUA, mas também pressionadas pela agitação no mercado de bônus europeus. O juro do bund alemão de 10 anos estava acima de 0,799% nesta manhã, depois de ter caído perto de zero na esteira dos estímulos lançados pelo Banco Central Europeu (BCE).

Na agenda econômica na Europa, as encomendas à indústria da Alemanha cresceram menos que o esperado em março, em 0,9% ante fevereiro, de uma projeção de +1,1%. Da mesma forma, a produção industrial na França caiu mais que o previsto, em -0,3% no mesmo período, ante expectativa de -0,2%.

Mas as atenções na Europa estão voltadas para a votação no Reino Unido. O índice Stoxx Europe 600 cedia cerca de 1,5%, na terceira queda consecutiva, ao passo que a Bolsa de Londres perdia já quase 2%, em meio às eleições gerais mais acirradas no país desde a Segunda Guerra Mundial.

A primeira indicação de um resultado do pleito será conhecido apenas à noite, no horário local, mas tudo indica que será necessário formar um governo de coalizão, já que nem o Partido Conservador, de David Cameron, nem o Trabalhista, do oponente Ed Miliband, conseguirá assentos suficientes no Parlamento para governar sozinho. Por enquanto, a libra esterlina está de lado ante o dólar, mas cai ante o euro, ao passo que a moeda única europeia também avança ante a moeda dos EUA. Entre as commodities, o petróleo cai, mas o WTI segue acima da faixa de US$ 60 por barril.

Novamente na contramão, a Bolsa de Atenas subia ao redor de 2%. O próximo encontro da zona do euro para discutir a questão da Grécia está marcada para o dia 11 e o governo grego ainda precisa mostrar progressos para alcançar um acordo com os credores internacionais ou arriscar regras mais apertadas de liquidez para os bancos do país.

Posts Destacados
bottom of page